sábado, 15 de dezembro de 2007

ARQUIMEDES


Arquimedes nasceu em Siracusa em 287A. C na ilha da Sicília. Foi um matemático e inventor grego, filho do astrónomo Fídias que foi o maior cientista e matemático da antiguidade. Criou um método para calcular o número π.
Arquimedes estudou em Alexandria, o templo do saber da época, com Cônon, um dos discípulos de Euclides. Embora na Antiguidade não houvesse clara distinção entre Matemáticos (geómetras), Físicos (cientistas naturais) e Filósofos, Arquimedes destacou-se principalmente como inventor e matemático, sendo considerado um dos maiores génios de todos os tempos. Na origem a palavra geometria (do grego geo = terra + metria = medida, ou seja, "medir terra") acreditava que nada do que existe é tão grande que não possa ser medido. O estudo do espaço teve origem com a Geometria, primeiro com a Geometria euclidiana e a Trigonometria, mais tarde foram generalizadas nas geometrias não-Euclidianas, as quais cumprem importante papel na formulação da teoria da relatividade. A
teoria de Galois permitiu resolverem-se várias questões sobre construções geométricas com régua e compasso. A Geometria diferencial e a Geometria algébrica generalizam a geometria em diferentes direcções: a Geometria diferencial enfatiza o conceito de sistemas de coordenadas, equilíbrio e direcção, enquanto na Geometria algébrica os objectos geométricos são descritos como conjuntos de solução de equações polinomiais. A teoria dos grupos investiga o conceito de simetria forma abstracta e fornece uma ligação entre os estudos do espaço e da estrutura. A topologia conecta o estudo do espaço e o estudo das transformações, focando-se no conceito de continuidade. As maiores contribuições de Arquimedes foram na geometria, os seus métodos avançados de cálculo integral 2.000 anos antes de Newton. As suas últimas pesquisas teriam sido iniciadas a fim de responder a Hierão, rei de Siracusa, que lhe terá perguntado se a sua coroa era realmente de ouro puro. Conseguindo solucionar o problema enquanto se banhava, Arquimedes terá saído à rua gritando: Eureka! Eureka! Trata-se do Princípio ou Teorema de Arquimedes. Acabando por morrer em 212 A. C. durante a captura de Siracusa pelos romanos, na segunda guerra de Punic, depois de todos os seus esforços para manter os romanos na baía, com as suas máquinas de guerra, terem falhado.
Arquimedes foi um grande inventor do passado tendo inventado em vários áreas como física, mecânica, astronomia e matemática entre outras .Foi um trabalho enriquecedor para ambos, pois conseguimos assim enriquecer a nossa sabedoria sobre a evolução da geometria matemática.

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/arquimedes/index.htm
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm15/arquimedes.htm
http://www.vidaslusofonas.pt/arquimedes.htm

Imagem retirada de:
http://1618.es/wp-content/uploads/2007/09/arquimedes.jpg

Trabalho realizado pelos alunos nº1, Adriano e nº 14 José Pedro.

Sem comentários: