domingo, 2 de dezembro de 2007

EUCLIDES


Euclides de Alexandria (360 a . C – 295 a . C) nasceu na Síria e estudou em Atenas na Academia de Platão. Foi professor, matemático platónico e escritor, um dos primeiros estudiosos de geometria e é reconhecido como um dos matemáticos mais importantes da Grécia Clássica e de todos os tempos.
Tornou-se o mais importante autor de matemática da Antiguidade greco-romana e de todos os tempos, com o seu monumental Stoichia ( Os elementos, 300 a . C) no estilo de texto, uma obra em treze volumes, sendo cinco sobre geometria no plano, três sobre números, um sobre a teoria das proporções, um sobre incomensuráveis e os três últimos sobre geometria no espaço.
Muitos dos seus livros perderam-se, mas Euclides foi muito importante na aritmética, álgebra e geometria. Demonstrou vários teoremas dando, assim, coerência ao seu estudo. Estudou também astrologia, óptica, astronomia, música e mecânica. É também conhecido pelo Algoritmo de Euclides.
Fundou a importante escola de Matemática na reconhecida Biblioteca de Alexandria.
Nenhuma descoberta nova lhe foi atribuída, mas era conhecido pela sua habilidade de expor. Essa é a chave do sucesso da sua maior obra Os Elementos, já em cima referida. Como já constámos Euclides foi sinónimo de geometria e reinou em absoluto até ao séc. XIX, quando foi parcialmente contestado por Rimann, Lobatchewski e Bolyai, três criadores da geometria não-euclidianas.
Aqui se vê que este sábio foi um homem muito importante para a Matemática.
Euclides é um exemplo do “Puro Homem da Ciência” , que se dedica à especulação pelo gosto de saber, independentemente das suas aplicações materiais.
O trabalho deste homem foi de tal forma vasto e positivo que alguns historiadores não acreditavam que fosse obra de um só homem. Euclides é considerado um dos maiores matemáticos de sempre.

Conclusão:
Com a realização deste trabalho sobre a vida e obra deste fenómeno dos números e por ser um dos mais famosos matemáticos da Grécia e de toda a História, foi muito bom para um maior conhecimento de bons e úteis dados sobre este grande matemático. Ficamos também a ver que Euclides foi muito importante para descobrir muitas das coisas que hoje aprendemos e que foi um grande mentor da matemática, nomeadamente da geometria.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia,org/wiki/Euclides
Imagem retirada de:
http://www.prof2000.pt/users/miguel/histmat/af18/produto/Carla/trabCarlaLopes_ficheiros/image009.jpg
Trabalho realizado pelos alunos nº19, Ricardo Vilas Boas e nº20 Samuel.

1 comentário:

ju alves. disse...

minha impressora e uma bosta!