domingo, 2 de dezembro de 2007

RENÉ DESCARTES




René Descartes (31 de Março de 1596, La Haye en Touraine, França11 de Fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia), também conhecido como Renatus Cartesius, foi filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia, mas também obteve reconhecimento matemático posterior por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e um sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por esses feitos ele teve um papel chave na Revolução Científica influenciando o desenvolvimento por Leibniz e Newton do Cálculo moderno.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da
filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores. Boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reacção às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna - enquanto que décadas mais tarde se assentaria nas Ilhas Britânicas, através de John Locke e David Hume, principalmente, um movimento filosófico que de alguma forma é oposto no qual se convencionou chamar de empirismo.
De entre os vários domínios matemáticos em que Descartes trabalhou, salientamos os seguintes:

· Geometria analítica
· Álgebra geométrica
· Classificação das curvas
· Identificação de cónicas
· Normais e tangentes

Geometria
O interesse de Descartes pela matemática surgiu cedo, no “College de la Fleche”, escola do mais alto padrão, dirigida por jesuítas, na qual ingressara aos oito anos de idade. Mas por uma razão muito especial e que já revelava seus pendores filosóficos: a certeza que as demonstrações ou justificativas matemáticas proporcionam. Aos vinte e um anos de idade, depois de frequentar rodas matemáticas em Paris (além de outras) já graduado em Direito, ingressa voluntariamente na carreira das armas, uma das poucas opções “dignas” que se ofereciam a um jovem como ele, oriundo da nobreza menor da França. Durante os quase nove anos que serviu em vários exércitos, não se sabe de nenhuma proeza militar realizada por Descartes. É que as batalhas que ocupavam seus pensamentos e seus sonhos travavam-se no campo da ciência e da filosofia.
A Geometria Analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado A Geometria como um dos três apêndices do Discurso do método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. Nela, em resumo, Descartes defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.
Conclusão

Este trabalho sobre o filósofo René Descartes foi interessante porque nos ajudou a saber mais sobre esta personagem que foi marcante para a história da Matemática. Este filósofo também nos incentivou a mostrarmos mais interesse na disciplina da Matemática que sem ela não podemos vir a ter uma vida tranquila.



Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org

http://www.educ.fc.ul.pt

http://pt.wikiquote.org
Imagem retirada de: http://www.dkimages.com/discover/previews/939/678704.JPG

Trabalho realizado pelos alunos nº8 Eduardo Mouta e nº 13 José Miguel Gonçalves

Sem comentários: