domingo, 2 de dezembro de 2007

RENÉ DESCARTES


René Descartes (31 de Março de 1596, La Haye en Touraine, França11 de Fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia), também conhecido como Renatus Cartesius, foi filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia, mas também obteve reconhecimento matemático posterior por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e um sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por esses feitos ele teve um papel chave na Revolução Científica influenciando o desenvolvimento por Leibniz e Newton do Cálculo moderno. Com oito anos, incorpora-se no colégio jesuíta Royal Henry-Le-Grand em La Flèche. Segue depois seus estudos graduando-se em Direito em 1616 pela Universidade de Poitiers.
Matemáticos consideram Descartes muito importante por sua descoberta da geometria analítica. Até Descartes, a geometria e a álgebra apareciam como ramos completamente separados da Matemática. Descartes mostrou como traduzir problemas de geometria para a álgebra, abordando esses problemas através de um sistema de coordenadas.
A Teoria de Descartes providenciou a base para o
Cálculo de Newton e Leibniz, e então, para muito da matemática moderna. Isso parece ainda mais incrível tendo em mente que esse trabalho foi intencionado apenas como um exemplo no seu Discurso Sobre o Método.
A Geometria Analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado A Geometria como um dos três apêndices do Discurso do método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. Nela, em resumo, Descartes defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.


Conclusão

Com este trabalho ficamos a perceber mais sobre a geometria de René Descartes, sobre a sua vida e o seu percurso escolar.
Ele foi também, foi
filósofo
Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descarte,
físico e matemático francês.

Trabalho realizado pelos alunos nº22, Tiago Carvalho e nº 23, Tiago Duarte.


Sem comentários: